Se a loja é online, todos os processos que acontecem nos bastidores, como a gestão da logística reversa também devem ser automáticos, certo? Nem sempre! Na verdade, a automação dos processos internos de um e-commerce pode ser considerado algo novo no setor, já que muitas tarefas ainda são feitas manualmente pela operação que atua por trás das telas para fazer os produtos chegarem aos seus novos destinos.
A automação da logística reversa, por exemplo, veio para levar mais facilidade tanto para as equipes como para os clientes, que podem dar início ao pedido de troca ou devolução sem a necessidade de interação com um atendente e acompanhar os status das etapas em tempo real.
Se ter uma logística reversa manual em um e-commerce pode ser sinônimo de atraso, imagina para os marketplaces que gerenciam dezenas de lojas ao mesmo tempo? Não faz sentido ignorar as vantagens que a automação pode oferecer para esse formato, beneficiando todos os envolvidos, principalmente, o cliente.
Se você atua em um marketplace ou é seller em um, e ainda tem dúvidas de como a tecnologia pode contribuir para a eficácia dos processos de troca e devolução, continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto!
O que os marketplaces ganham automatizando a logística reversa?
A transformação digital tem se mostrado uma poderosa aliada para negócios de todos os segmentos, inclusive os que se consideram nativos digital. Mesmo que os marketplaces tenham nascido em um ambiente totalmente digitalizado, nem todos os processos internos e de gestão seguem a mesma premissa.
Dessa forma, entender como as plataformas de automação de logística reversa podem contribuir para tornar as trocas e devoluções mais facilitadas, rápidas e capazes de aumentar o nível de satisfação com a marca é um passo importante.
Por isso, separamos 9 vantagens que um marketplace pode ter com uma plataforma de automação de gestão de logística reversa como a Genius Returns:
- Facilidade no controle dos processos
- Padronização na operação da política de troca e devolução para todos os sellers
- Maior eficiência e agilidade na gestão de devoluções
- Aumento da satisfação do cliente em relação ao marketplace
- Emissão de relatórios gerenciais de todas as lojas
- Emissão automática de código de reversa
- Emissão automática de Nota Fiscal de Devolução
- Cruzamento de dados que orientam as tomadas de decisão
- Split automático de devolução para lojas omnichannel
E o que os sellers ganham ?
Os vendedores de um marketplace que possui uma boa plataforma de automação de logística reversa também são beneficiados com a presença da tecnologia nesse tipo de processo.
Veja mais 6 vantagens que o seller pode receber ao utilizar a plataforma Genius Returns:
- Agilidade no atendimento das solicitações de troca ou devolução, já que é possível contar com a opção de autoatendimento e SLA automático para acompanhar todos os chamados
- Range de CEPs para atuação específica de transportadoras e reduzir os custos de entrega
- Oferecer voucher ou cupom de desconto como opção a uma devolução
- Estorno automático
- Automatização de autorização e recebimento de mercadoria
- Integração com parceiros logísticos
É inquestionável os benefícios que a automação da logística reversa pode proporcionar para o comércio online. Além das vantagens acima, existem outros pontos positivos que podem ser absorvidos por ambas as partes, como: a redução de devoluções desnecessárias, diferenciação da experiência do cliente em relação a concorrentes, aumento da confiança dos clientes nos produtos dos vendedores e do marketplace, otimização do gerenciamento de estoque e redução de perdas financeiras por produtos não vendidos ou danificados.
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