Se tem uma coisa que chateia qualquer comprador online é um longo prazo de entrega e, principalmente, de troca. Não ter as expectativas alcançadas quando o produto finalmente é entregue, pode gerar insatisfação com a loja e afastar o cliente definitivamente quando o processo de troca é ainda mais lento e burocrático.
O que pouca gente sabe é que, quando o processo de troca é focado na experiência do cliente, é possível potencializar as chances de satisfação e aumentar a taxa de recompra.
Mas como?
É possível fazer isso de diversas maneiras. Uma delas é a partir da agilidade no processo, o que contribui para a redução do prazo final. Eu sei que se a gestão da logística reversa do seu e-commerce for feita de forma manual e sem o suporte de uma ferramenta própria para isso talvez você ache essa ideia um pouco utópica
Por isso, hoje eu vou te dar algumas dicas práticas de como acelerar o processo de troca como parte da experiência de compra da sua loja online. Confira!
4 dicas para acelerar o processo de troca do seu e-commerce
Empodere seus clientes
Dar voz e autonomia aos clientes em situações delicadas como em um pedido de troca faz com que eles se sintam parte do processo e das decisões que envolvem a sua compra. Por isso, dar opções como gratificação automática com cupom de desconto, como o tipo de frete que ele prefere para fazer a logística reversa e, até mesmo, de estorno automático caso ele não encontre o que deseja, são formas de inserir o cliente no processo e dar mais autonomia a ele.
Automatize os processos internos
O cliente não sabe, mas os processos internos de uma troca podem ser complexos e exigir uma força tarefa para que tudo saia como o esperado. Porém, é possível automatizar boa parte das tarefas, como as etapas de autorização e recebimento, emissão de nota fiscal de devolução, emissão de vale compras, integração com parceiros logísticos para geração de reversa e, ainda, fazer todo controle e acompanhamento em tempo real de cada troca. Com essas automações o prazo de troca pode passar de 45 dias para apenas 5 dias.
Integre seus principais sistemas
Ter seus principais sistemas integrados torna o processo de troca muito mais ágil e eficaz. Como isso, é possível aumentar a produtividade do time e acelerar o prazo de troca de forma mais controlada, evitando erros e outros problemas que podem prejudicar a experiência do cliente.
Coloque o cliente no centro
Para que o cliente se sinta realmente satisfeito, ele precisa perceber que a loja está preocupada em resolver seu problema da melhor forma possível. Por isso, coloque seu cliente no centro do processo e busque tornar a troca mais simplificada e, principalmente, eficaz.
Ao invés de perder clientes com longos prazos de troca, aproxime-se deles e converta as trocas em satisfação e fidelização. A experiência do seu cliente vale muito mais do que vendas pontuais e pode ser o principal pilar do aumento das recompras do seu e-commerce.