Manter um e-commerce a todo vapor é mais complexo do que se imagina. Além de garantir que o site esteja sempre atualizado e alinhado com a disponibilidade do estoque, as tarefas de logística que fazem o produto chegar ao seu destino também ocupam grande parte da agenda da equipe.
Não é à toa que novas plataformas para otimizar os processos internos são cada vez mais bem-vindas no setor e estão contribuindo para o crescimento exponencial do mercado online.
A Genius Returns é uma delas. Criada para otimizar os processos de logística reversa, a plataforma automatiza grande parte das tarefas administrativas de troca e devolução e empodera o cliente a solucionar o problema em poucos minutos.
Se você ainda não conhece a Genius e quer saber como essa ferramenta pode facilitar a operação de um e-commerce em diversos momentos, continue a leitura e descubra como desafogar a sua equipe em um passe de mágica.
O que é a Genius Returns?
Assim como o nome já diz, a plataforma pode ser considerada um gênio da lâmpada para quem enfrenta problemas com trocas e devoluções. Tanto para clientes que precisam trocar ou devolver os produtos que não corresponderam à expectativa, como para gestores de e-commerce que precisam paralisar toda a equipe para dar andamento a uma solicitação de troca de mercadoria, ambos podem ser beneficiados com a plataforma.
Em poucas palavras, a Genius Returns é uma plataforma de automação de logística reversa que oferece recursos que praticamente eliminam a interação humana durante o processo de troca. Isso possibilita que o tempo e os esforços dedicados a esses processos sejam radicalmente reduzidos.
Para se ter uma ideia, a partir do momento que a solicitação de troca é enviada, o tempo médio para que esse processo seja concluído é de 45 dias. Com a automação da Genius, ele cai para 5 dias, já que a interação humana é praticamente dispensável. Além de otimizar o tempo da equipe que não precisará mais ser realocada para essas tarefas, a experiência do cliente se torna muito mais positiva, aumentando as chances de fidelização e recompra.
Quer saber mais como a Genius Returns proporciona mais facilidade para o seu cliente e para a sua operação? Veja a seguir 7 momentos que provam que a automação da logística reversa é um caminho sem volta.
7 momentos que provam que a Genius Returns é indispensável
Autoatendimento automatizado
Nada é mais frustrante do que receber um produto que não corresponde às expectativas. Só de imaginar a burocracia de solicitar a troca, muitos clientes já se aborrecem e criam uma percepção negativa da loja. Os e-commerces que possuem a plataforma Genius Returns contam com uma área de autoatendimento automatizado, o que possibilita que o cliente inicie o processo de troca sozinho sem a necessidade de contato com um atendente real.
Além de adiantar o processo, quando a loja recebe a solicitação, todas as informações necessárias para seguir o fluxo já foram preenchidas, o que dá ainda mais agilidade para a equipe.
Automatização de autorização e recebimento de mercadoria
Outra etapa que passa a ser automatizada com a Genius Returns é a autorização e recebimento de mercadorias feitos pela equipe. Com um setup personalizado para cada e-commerce, o gestor poderá criar condições na ferramenta que dispensam a interação humana, agilizando essa etapa gerencial e favorecendo a equipe e o cliente que está aguardando a troca de seu produto.
Emissão de nota fiscal de devolução automática
Toda troca de produto deve acompanhar uma nota fiscal de devolução. Esse documento tem como objetivo manter seu negócio em dia com a legislação e manter o estoque atualizado com os dados necessários de cada produto disponível para venda. Sem a Genius Returns, a cada nova solicitação o gestor deve cancelar a primeira nota fiscal emitida e gerar uma nova referente a devolução. Com a Genius, tudo isso é feito automaticamente em poucos minutos, desafogando mais uma vez o time de tarefas manuais.
Geração de vale compras automático
Quando um cliente solicita a troca ou a devolução não quer dizer que ele não deseja mais comprar com você. Na maioria das vezes, o problema foi causado por divergência de tamanho, cor, modelo ou outros aspectos que podem ser facilmente resolvidos. Programar a emissão de vale compras é uma forma de manter o seu público por perto e evitar que o reembolso aconteça.
Integração com parceiros logísticos
Para que o cliente possa enviar o produto de volta para a loja sem novos custos de frete, é necessário que o e-commerce gere um código de postagem que autoriza os parceiros logísticos, como Correios ou transportadoras, a retirarem o item no endereço do cliente e encaminhá-lo ao local indicado pela loja. Mais uma vez, a Genius garante que esse processo seja feito automaticamente, agilizando o processo para o cliente e otimizando o tempo de operação da equipe.
Estorno automático
Em situações que necessitam de estorno, a Genius Returns pode ser programada para devolver o valor ao cliente de maneira automática. Ou seja, com regras estabelecidas pela loja, o gestor não precisará mais fazer a conferência e autorização de reembolso manualmente, o que contribui para uma experiência mais positiva para o cliente e menos uma tarefa operacional no processo.
Painel de gestão e acompanhamento
Uma gestão eficiente é uma gestão sob controle. Por isso, a Genius Returns tem uma área reservada para que o gestor acompanhe todos os processos de trocas e devoluções e possa se basear em dados reais para tomar novas decisões. Com esse painel, é possível gerar relatórios de acompanhamento com dados detalhados de desempenho, atividades e volumes que facilitam as análises e viabilizam novos caminhos para o crescimento do e-commerce.
Como ter a Genius Returns no seu e-commerce?
Para experimentar todas essas vantagens na prática, é possível solicitar um acesso de demonstração e explorar as facilidades que a automação de logística reversa tem para agregar ao seu negócio. Clique aqui para solicitar sua demo ou fale diretamente com a nossa equipe para mais detalhes da implementação no seu e-commerce.