Todo e-commerce que tem como objetivo crescer e ter uma marca forte, que se preocupa com a experiência e com a fidelização do cliente sabe que ter uma jornada alinhada com os princípios da marca, inclusive em todo percurso do pacote, desde o depósito ou centro de distribuição até a porta do cliente é extremamente importante. Mas essa atenção também existe no processo inverso?
Muitas marcas não priorizam o processo de logística reversa, que é quando um produto é enviado pelo cliente de volta para a loja para devolução ou troca. Porém, quem atua no comércio online deve saber que até 30% dos produtos comprados online são devolvidos, o que pode sobrecarregar a operação e refletir diretamente no fluxo da loja.
Outro ponto importante sobre esse assunto é que um quarto dessas devoluções acabam em aterros sanitários mesmo depois de serem devolvidas, resultando em custos ambientais e financeiros desnecessários que poderiam ter sido evitados com um processo bem estruturado.
A boa notícia é que, hoje é possível automatizar boa parte do processo de logística reversa, melhorando a experiência de seus clientes, como também aumentando a eficiência da marca, reduzindo custos operacionais e contribuindo com a sustentabilidade do negócio.
Neste artigo, você vai descobrir 4 motivos para implementar a logística reversa automatizada no seu e-commerce e como essa mudança poderá reduzir os custos operacionais e aumentar a receita retida da sua loja online. Confira!
Por que implementar a logística reversa automatizada no seu e-commerce: veja 4 motivos!
Ao usar uma solução automatizada de gerenciamento de devoluções como a Genius Returns, é possível agilizar cada parte do seu processo de logística reversa e ter ganhos significativos para o crescimento do negócio. Independente do tamanho do e-commerce, automatizar as principais etapas do processo facilita a gestão, desafoga a operação e aumenta as chances de fidelização do cliente. Entenda melhor as vantagens de ter uma logística reversa automatizada:
1 – Redução nas aberturas de chamado para suporte
Ao permitir que os clientes iniciem solicitações de devolução por meio de uma plataforma de autoatendimento, é possível economizar tempo e esforço, redirecionando a equipe de suporte apenas para resolver solicitações mais complicadas que exigem um atendimento mais próximo. Essa organização no atendimento auxilia na redução de custo e de mão de obra, além de proporcionar experiência muito melhor ao cliente.
2 – Personalizar as condições de devolução
Nem toda devolução tem o mesmo destino, muito menos o mesmo modus operandi. Isso porque, existem situações que não faz sentido receber o produto de volta, como quando o item não pode ser colocado novamente para venda, fazendo da logística reversa um desperdício de dinheiro e de esforço operacional. Em casos como esse, é possível configurar a Genius Returns para determinar como proceder, como programar as orientações ao cliente sobre o envio ou não do produto, como também, iniciar o processo de reembolso sem a necessidade de verificação pessoal caso a caso.
3 – Tomadas de decisão mais inteligentes
Além de automatizar as principais tarefas relacionadas à logística reversa, a Genius Returns gera relatórios de acompanhamento com dados detalhados de desempenho, atividades e volumes, para facilitar as análises, viabilizar estudos e direcionar as tomadas de decisões de forma inteligente e alinhada com os objetivos do negócio.
4 – Aumento de receita retida
Uma das maiores despesas geradas pelas devoluções está relacionada com a alta rotatividade de clientes. Muitos clientes que compram pela primeira vez em uma loja online e devolvem o produto dificilmente compram outras vezes na mesma loja, fazendo com que o aumento no investimento de aquisição de novos clientes aconteça para compensar a perda de público
Ao implementar a plataforma de logística reversa automatizada da Genius Returns, os clientes terão a opção de escolher com mais facilidade um item de substituição ou crédito na loja em troca de sua devolução, em vez de solicitar um reembolso como primeira opção. Isso significa que com esse recurso, é possível aumentar a retenção da receita ao evitar uma devolução e transformar a rotatividade de clientes em relacionamentos leais e contínuos.
Embora grande parte dos e-commerces estejam focados em oferecer uma ótima experiência em todas as etapas da jornada do cliente, desde o ponto de contato inicial até a entrega, é hora de estender essa jornada até a experiência de pós-venda.
Ao simplificar e melhorar a experiência de devolução, inclusive otimizando seu processo de logística reversa, você poderá impressionar seus clientes com uma ótima experiência de devolução aumentando o incentivo para que permanecerem fiéis à sua marca. Com um processo bem elaborado de logística reversa automatizada, também é possível reduzir as despesas operacionais e focar em pontos estratégicos que apresentam maior potencial de crescimento para o seu negócio.
Pronto para saber como a Genius Returns pode te ajudar a otimizar seu processo de logística reversa automatizada? Solicite uma demo e experimente todos esses benefícios na prática.