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4 problemas de logística reversa que você pode se antecipar

logistica reversa

Nem tudo é um mar de rosas no mercado digital. Embora existam muitas facilidades que fazem o modelo de negócio valer a pena, se não houver muita organização, processos bem definidos e agilidade na gestão e na operação, é muito fácil deixar os problemas que surgem tomarem conta. Sendo assim, uma das formas de reduzir esse tipo de impacto é se antecipando aos problemas, desde a estratégia de vendas à logística reversa.

A logística reversa é muito mais ampla do que simplesmente receber um produto que não agradou o cliente de volta aos estoques. Essa, na verdade, é a última etapa do processo, já que para que isso aconteça, é necessário realizar uma série de tarefas internas para garantir que tudo saia como o esperado, tanto para o cliente como para a loja.

Não dá para fingir, o processo de logística reversa é trabalhoso e, quanto mais otimizado for, menos impactos negativos vão refletir na sua equipe, como também, na experiência do cliente. 

Por isso, criar maneiras de se antecipar aos problemas que envolvem a logística reversa é a forma mais eficiente para dar mais fluidez ao fluxo de trabalho do seu time e, principalmente, para potencializar as experiências positivas que o seu cliente pode ter com a sua marca. 

Mas como fazer isso? Continue a leitura e saiba como estar à frente dos problemas da logística reversa e entenda de que forma isso pode salvar o seu e-commerce.

4 problemas de logística reversa que você pode se antecipar

1 – Alto número de pedidos de troca por tamanho errado

É muito comum que as dimensões dos produtos apresentem diferenças entre uma marca e outra, principalmente em itens de vestuário. O que em uma loja corresponde ao tamanho G, pode ser bem diferente em outro fornecedor, aumentando a chance do cliente comprar a peça sem ter certeza se o tamanho escolhido irá corresponder ao que ele precisa.

Por isso, uma ótima maneira de se antecipar a isso é alimentando seu e-commerce com conteúdos bem detalhados e de formatos variados, inclusive, com tabelas e guias de tamanhos para que seu cliente saiba exatamente o que está comprando e diminuir os índices de insatisfação.

2 – Alto de número de pedidos de devolução por problemas técnicos

Quando você possui uma ferramenta que emite relatórios inteligentes sobre os motivos que levaram as trocas e devoluções serem solicitadas, é possível identificar quais foram os produtos que tiveram maior taxa de devolução por esse motivo e auxiliar em tomadas de decisão estratégicas juntamente com o fornecedor.

Ou seja, estar de olho nos dados vai te ajudar a entender o nível de satisfação dos seus clientes com determinado produto e auxiliar nas tomadas de decisão importantes para manter ou não seus fornecedores atuais.

3 – Longo prazo para concluir o processo de troca ou devolução

O cliente não tem mais tempo para esperar longas semanas para ter o seu produto trocado, ou então, receber o seu dinheiro de volta. Esse é um dos maiores problemas que podem estragar a experiência do cliente e acabar com a sua taxa de fidelização. Por isso, considere fortemente ferramentas que vão te ajudar a automatizar e acelerar o processo em todas as etapas, como a Genius Returns. A Genius possibilita que um processo que antes durava 45 dias, em média, possa ser finalizado em até 5 dias. Essa agilidade elimina a sobrecarga interna e aumenta a satisfação do cliente. 

4 – Falta de comunicação com parceiros logísticos

Não espere que o seu parceiro logístico te informe sobre possíveis imprevistos durante o frete. Acompanhe o status das entregas e retornos da sua loja em tempo real para garantir que tudo será feito conforme o esperado e, caso não seja, você tenha uma margem de tempo para agir antes mesmo que o seu cliente perceba que houve algum problema no percurso.

Deu para notar que os problemas com logística reversa refletem diretamente na satisfação do cliente e no fluxo de trabalho da sua equipe? Criar a cultura de se antecipar aos pontos que enfraquecem esses dois fatores vai dar fôlego para que o seu e-commerce esteja alinhado com o que faz o negócio crescer de fato, ou então, a chance de colocar a sua loja em risco a médio prazo é muito grande.

Conte com a Genius Returns para automatizar o seu processo de logística reversa e transformar as trocas e devoluções em oportunidades reais de fidelização!

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