Por mais que nenhum lojista queira que os seus produtos sejam devolvidos e que o cliente tenha uma má experiência, é impossível fugir das trocas e devoluções de um e-commerce. Além de ser um direito do cliente, o arrependimento da compra ou a insatisfação com o produto podem fazer parte do comportamento de qualquer consumidor.
Porém, quanto menor for a taxa de devolução, mais vantajoso se torna para o e-commerce, que pode contar com maiores margens de lucro e custos reduzidos de logística reversa.
Mas como minimizar esses custos? Sabendo que a logística reversa é uma parte importante da gestão de toda loja online, é fundamental buscar maneiras de otimizar recursos para evitar gastos desnecessários. Por isso, separamos 4 dicas que vão te ajudar a focar no processo da logística reversa, oferecer uma experiência melhor para os seus clientes e reduzir os custos com as devoluções. Confira!
4 dicas que vão te ajudar a diminuir os custos com logística reversa
1 – Capriche no conteúdo do seu e-commerce
Tudo comunica em uma loja online, porém é preciso certificar que essa comunicação esteja completamente alinhada com o produto e com a experiência que o cliente está prestes a vivenciar. O conteúdo tem um papel muito importante no e-commerce, pois é a partir dele que o cliente tira todas as dúvidas, como também, tem a intenção de compra despertada.
Ou seja, fornecer informações completas e detalhadas dos itens, disponibilizar boas imagens que possibilite que o cliente analise os detalhes, imagine a textura e tenha certeza sobre a compra que irá fazer em instantes é o segredo.
A falta de informação ou informações erradas são um dos principais motivos das devoluções, já que a expectativa criada no momento da compra não corresponde com a realidade no recebimento do pedido. Isso quer dizer que, com um conteúdo caprichado sobre cada produto, as expectativas estarão alinhadas e o risco de frustração será muito menor.
2 – Redobre a atenção nas embalagens
A embalagem possui diversas funções no processo de logística, como proteger os itens, criar uma experiência marcante no recebimento e fortalecer a marca da loja. Quando o e-commerce ignora esses papéis, também é ignorada a percepção que o cliente terá sobre a jornada de compra.
Ao redobrar a atenção com as embalagens que a sua loja utiliza, é possível identificar se os materiais escolhidos estão sendo eficientes para manter os produtos protegidos durante o transporte e evitar que danos maiores ocorram antes das mercadorias chegarem ao seus destinos.
Trocas e devoluções por itens danificados são extremamente custosos, já que além de estremecer o relacionamento com o cliente, o lojista perde um produto que poderia ser realocado para o estoque e ainda, arque com todos os custos da logística reversa.
3 – Reavalie a plataforma do seu e-commerce
A plataforma do e-commerce é uma importante ferramenta para manter a gestão alinhada com a operação. Hoje em dia é possível encontrar opções de plataformas para todos os bolsos, porém, antes de escolher a mais em conta, é preciso entender o nível de suporte que você terá com as demandas da rotina de uma loja online.
Algumas opções são mais sucintas e oferecem recursos limitados, o que muitas vezes, pode dificultar a organização das informações, o registro e conferência dos pedidos. Esse é um prato cheio para gerar conflitos e trocas de pedidos no momento da separação e envio dos itens. Quando isso acontece, o cliente recebe um produto diferente do que comprou, gerando mais frustrações, pedidos de devolução e, consequentemente, custos com a logística reversa que poderiam ser evitados.
4 – Invista em uma plataforma de automação de logística reversa
O gerenciamento da logística reversa possui diversas etapas e, quando é feito de forma manual, além de ser demorado e trabalhoso, é mais suscetível a falhas durante o processo. Com uma plataforma de automação, grande parte das etapas é feita sem a necessidade de interação humana, acelerando o processo e minimizando os erros.
Além disso, a experiência do cliente é elevada, pois com mais autonomia, ele poderá resolver a sua troca praticamente sozinho, sem precisar esperar para ser atendido ou ter um retorno manual sobre a sua situação.
Soluções como a Genius Returns, colocam o cliente no centro das operações e tornam a logística reversa muito mais simples e eficiente, mudando uma percepção até então negativa para uma oportunidade de fidelização.
Por mais que a logística reversa seja inevitável, é totalmente possível torná-la menos custosa e mais estratégica e vantajosa para o seu negócio. Para entender como a Genius Returns funciona na prática, solicite uma demo gratuita e descubra como a automação de logística reversa pode gerar mais autonomia e satisfação para os seus clientes.