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Deu match! Saiba como o atendimento automático vai fazer a sua taxa de devolução despencar!

atendimento automatico

Se tem algo que ninguém pode negar é o encontro perfeito entre a tecnologia e as vendas online com atendimento automático. Se antes muitas pessoas resistiam às compras pela internet, hoje, com o avanço da tecnologia que proporciona muito mais segurança e agilidade na jornada de compra, é difícil encontrar alguém que nunca tenha aproveitado as vantagens e facilidades que um e-commerce oferece.

Porém, mesmo com um cenário totalmente a favor do comércio online, ainda há alguns pontos que a compra física sai na frente, como é o caso de ver, sentir e experimentar o produto antes de finalizar o pedido. Ter esse tipo de contato transmite mais confiança para o cliente e diminui as taxas de troca ou devolução. Para se ter uma ideia, enquanto essa taxa beira os 9% em lojas físicas, no e-commerce a taxa de devolução está em torno de 20%.

Sabendo disso, o mercado digital tem se movimentado cada vez mais depressa  para diminuir essa margem e oferecer novos recursos para que os clientes se sintam cada vez mais seguros sobre o produto que estão comprando online.

Veja a seguir, como as tecnologias de atendimento automático tem auxiliado o mercado a diminuir as taxas de devolução e a oferecer uma experiência de compra cada vez mais positiva para o cliente. 

A revolução do atendimento automático no e-commerce

Se em um passado muito recente entrar em contato com o suporte de uma loja online era uma tarefa burocrática e demorada, hoje em dia é possível resolver muitas coisas em poucos minutos e sem a necessidade de falar diretamente com um atendente.

As ferramentas que disponibilizam um atendimento automático ajudam a otimizar o suporte, fornecem aos clientes mais informações sobre produtos e colaboram para que um processo muito mais eficiente de trocas e devoluções seja colocado em prática.

Outra mudança que tem chamado a atenção do mercado online é que com o atendimento automático é possível gerar mais economia para o negócio. Isso porque, com a automatização, as empresas reduzem o tempo gasto em chamadas de atendimento ao cliente, chats e outros canais de suporte, contribuindo para que seja possível escalar com mais velocidade.

Além disso, o atendimento 24/7 se torna uma realidade. Se uma loja online não tem hora para encerrar o expediente, nada mais justo que o cliente possa ter suas dúvidas esclarecidas 24 horas por dias, 7 dias da semana. O atendimento automático encurta a jornada de compra e empodera o cliente sem a necessidade de ter um colaborador para te ajudar. 

Quando o cliente se sente mais seguro do que está comprando, as taxas de insatisfação, como a taxa de devolução são reduzidas. Isso porque, a experiência do cliente é potencializada e os processos otimizados, contribuindo diretamente para a fidelização.

Mas atenção! Em algumas situações o cliente poderá sentir necessidade de falar diretamente com um atendente para resolver assuntos mais específicos que não estão previstos no fluxo da automação. Para esses casos, é importante disponibilizar um atendimento humanizado capaz de compreender e solucionar o problema do cliente de maneira individualizada e customizada.

Veja a seguir, como o atendimento automático pode diminuir a taxa de devolução de uma loja online!

5 maneiras que o atendimento automático ajuda na satisfação do cliente e na queda da taxa de devolução:

  1. Iniciando o processo de troca assim que o cliente solicitar
  2. Atualizando o status do pedido de troca em tempo real
  3. Oferecendo recomendação de produtos  
  4. Gerando voucher de desconto durante o processo para compras futuras
  5. Capturando informações do perfil do cliente

O uso de ferramentas que possuem atendimento automático e outros recursos automatizados, como a Genius Returns, pode te ajudar a proporcionar uma jornada do cliente mais otimizada em todas as etapas do processo, principalmente na experiência pós-compra. 

Quer saber mais sobre como a Genius Returns pode te ajudar a otimizar e a reduzir as devoluções do seu e-commerce? Solicite uma demonstração gratuita ou fale com a nossa equipe!

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