Já se passaram 2 meses que 2022 começou, mas ainda dá tempo de planejar as ações da sua loja com o calendário do e-commerce 2022. Embora cada segmento tenha algumas datas mais direcionadas com seu mercado de atuação, existem datas que abraçam todos os tipos de comércio e merecem uma atenção especial para as ações promocionais.
É normal que as vendas das lojas online oscilem durante o ano e, por isso, estar atento ao calendário do e-commerce é tão importante para minimizar os impactos negativos e potencializar as conversões.
Para aproveitar as principais datas do comércio é imprescindível se preparar com antecedência. Por isso, agora é o melhor momento para planejar como o seu e-commerce vai atuar nas datas mais importantes de 2022.
Selecionamos as principais datas do comércio online para você marcar na agenda e começar a preparar o seu e-commerce desde já! Confira:
Calendário e-commerce 2022: quais datas não podem ficar de fora do seu planejamento?
Carnaval – 01 de março
Em fevereiro deste ano não tem carnaval, mas março começa com a folia a todo vapor. Essa é uma data que pode movimentar vários segmentos, mesmo aqueles que não têm ligação com as festas. Isso porque, pensar em ações com apelo da folia pode ser um bom caminho para não deixar passar em branco.
Dia da Mulher – 08 de março
Já foi o tempo em que o dia da mulher era sinônimo de flores. Com a participação das mulheres cada vez mais ativa em todos os campos, essa é uma data que pode ser muito positiva para diferentes segmentos de lojas online. Mas, atenção! É importante ter cuidado para não abusar dos estereótipos e não diminuir a importância desse marco.
Dia do Consumidor – 15 de março
Destaque de vendas no primeiro trimestre dos últimos anos, o dia do consumidor não deve ser ignorado no calendário do e-commerce 2022. Em 2021, entre os dias 2 e 15 de março foi registrado um faturamento de R$ 6,3 bilhões atrelado a ele. Para se ter uma ideia, esse valor corresponde a um aumento de 85% a mais do que no ano anterior.
Dia do frete grátis – 28 de abril
O consumidor online adora um frete grátis, por isso, nada mais justo do que ter um dia inteiro para agradar o público e aumentar as vendas. O dia do frete é comemorado no fim de abril e, em 2022 será no dia 28/04. Essa é uma data que precisa ser trabalhada com cuidado para não ter prejuízo, mas que tem tudo para aumentar as taxas de recompra e diminuir os carrinhos abandonados.
Dia do trabalho – 01 de maio
Se você nunca pensou em incluir o dia do trabalho no calendário do seu e-commerce, ainda dá tempo de mudar de ideia. Embora essa não seja uma data muito comercial, o dia do trabalho é um ótimo momento para os e-commerces que atuam com o público corporativo e com materiais de escritório, notebooks, eletrônicos, brindes, por exemplo.
Dia das mães – 08 de maio
Dessa data não dá para esquecer, principalmente se você está de olho no aumento do faturamento. O dia das mães é uma das datas mais importantes para o comércio. Por isso, além de preparar o estoque, vale a pena proporcionar novas experiências para o seu cliente, seja na entrega, como também na logística reversa. Em 2021, o crescimento nesse período registrou aumento de 14% em relação a 2020 e 21% no ticket médio em comparação com o ano anterior.
Dia do orgulho nerd – 25 de maio
Se você atua com o mercado de eletrônicos, games, livros e quadrinhos, essa é data não pode ficar de fora do seu calendário do e-commerce 2022. Para se ter uma ideia, o mercado geek movimenta mais de R$ 138 bilhões e, com um dia inteiro de ações promocionais para dar ainda mais destaque para esse público, o faturamento desse segmento tende a crescer ano após ano.
Dia dos namorados – 12 de junho
O dia dos namorados ainda tem grande peso para o aumento das vendas e, por isso, não pode ficar de fora do calendário do e-commerce 2022. Para quem acha que essa data está enfraquecida no mercado, em 2021, só o comércio online faturou 28% a mais em relação a 2020.
Dia do amigo – 30 de julho
Você deve ter notado que o dia do amigo aparece várias vezes no ano. Mas a mais aceita é o dia 30 de julho, considerado o dia da amizade pela ONU. Esse é um ótimo momento de fortalecer o relacionamento e o engajamento com o seu público com ações do tipo “indique e ganhe” ou até mesmo, descontos progressivos para mais de um item para presentear um amigo querido.
Dia dos pais – 14 de agosto
De lembrancinhas à presentões, o dia dos pais ganhou mais destaque nos últimos anos no comércio e tem provado que não pode ficar de fora do calendário do e-commerce 2022. Quer uma prova? Em 2021, a data registrou o melhor dia dos pais no e-commerce no Brasil faturando R$ 6,2 bilhões, 15,99% a mais que em 2020.
Dia da informática – 15 de agosto
Se para alguns segmentos essa data não tem muita relevância, para o setor de tecnologia ela pode representar uma alta nas vendas. Explorar ações de lançamento de novas linhas de produtos, acessórios para eletrônicos e, até mesmo, fortalecer a comunicação para reforçar o posicionamento são ações que podem valer a pena.
Dia do cliente – 15 de setembro
Com um apelo parecido com o do dia do consumidor, o dia do cliente é um ótimo momento para aquecer as vendas do mês de setembro. Em 2021, a data cresceu 46% em relação ao ano anterior, abrindo um leque de ações promocionais para todos os segmentos de e-commerce.
Dia das crianças – 12 de outubro
A data pode ter um foco maior no público infantil, mas não deve ser um limitador para outros segmentos. Setores de tecnologia e telefonia podem colher bons frutos nesse período, por exemplo.
Black Friday – 25 de novembro
Tradição no comércio online, a Black Friday merece um planejamento a parte para os e-commerces. Sendo assim, é sempre bom reservar a última sexta-feira de novembro para oferecer grandes descontos e que vão chamar a atenção do público de verdade. Em 2021, as vendas no comércio eletrônico chegaram a R$ 3,9 bilhões, com um crescimento de 5% no ticket médio em comparação com 2020.
Cyber Monday – 29 de novembro
Ainda tímida, mas em expansão ano após ano, a Cyber Monday é conhecida por ser o melhor dia para encontrar artigos de tecnologia com descontos especiais. Ela é celebrada na última segunda-feira de novembro, pós Black Friday. Se o seu e-commerce é desse setor e ainda não aproveita a data, é importante saber que em 2021, o faturamento na Cyber Monday foi de R$ 827,4 milhões no comércio eletrônico, o que representa 17% a mais do que no último ano.
Natal – 25 de dezembro
A data mais esperada do ano pelo comércio. E não é para menos. O Natal é o período em que os consumidores estão mais propensos a comprar. Portanto, não investir em uma boa campanha para o período definitivamente não é recomendado. Em 2021, o faturamento foi de 21% a mais que em 2020, registrando R$ 4,5 bilhões no comércio online.
Se o seu objetivo é aumentar as vendas e alcançar uma nova fatia de público, ignorar o calendário do e-commerce 2022 não pode ser uma opção. Salve esse artigo e comece a preparar as melhores ações e experiências para a sua loja o quanto antes. Além de abastecer o estoque e planejar as ações que farão parte do marketing da sua loja, não se esqueça de investir na experiência do seu cliente também nas trocas e devoluções e conquistar de vez a fidelização do seu público