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Como a logística reversa omnichannel pode reduzir os custos logísticos

omnichannel

Conquistar um novo cliente exige esforço, técnica, tempo e alguns investimentos. Por isso, olhar para a jornada de compra de forma estratégica é uma maneira de construir um público mais sólido e maduro para consumir ao longo do tempo e não apenas em situações pontuais. E o que a estratégia omnichannel tem a ver com isso?

As vendas omnichannel ganharam um espaço de destaque no mercado, oferecendo mais comodidade e autonomia para os consumidores online e tornando essa jornada mais flexível e alinhada com as expectativas de quem compra.

A questão é: é possível aplicar essa estratégia multicanal também para a logística reversa e intensificar a experiência do cliente também nas trocas?

Não só é possível como é altamente indicado. A logística reversa omnichannel é uma ferramenta poderosa para a experiência do cliente, como também para reduzir os custos logísticos. Ou seja, ignorar essa possibilidade para o seu e-commerce pode representar algumas perdas.

Quer saber o que é uma logística reversa omnichannel na prática, como ela pode fazer parte do seu e-commerce e ainda diminuir os custos logísticos? Continue a leitura e confira!

O que é logística reversa omnichannel?

A estratégia omnichannel já é conhecida como um diferencial de venda, onde o cliente pode escolher o canal de compra e entrega dentro da mesma rede de lojas. Ou seja, é possível comprar pelo e-commerce e retirar em uma loja física mais próxima, ou então, buscar o produto em um locker parceiro, o que pode diminuir o tempo de entrega e o custo do frete.

Na logística reversa, o omnichannel funciona da mesma forma e oferece ao cliente diferentes maneiras de trocar o produto de acordo com sua preferência, alterando também, o tempo de espera para efetivar a troca e, em alguns casos, o valor desse transporte.

Quando o cliente tem o poder de escolha, a experiência se torna mais positiva e o relacionamento com a marca mais fortalecido, já que a loja se mostra tão interessada quanto o cliente em resolver esse problema.

Para que a logística reversa omnichannel seja colocada em prática e reduzir os custos logísticos, é preciso contar com algumas parcerias chave, como com empresas de lockers, transportadoras e serviços de courier para garantir as entregas expressas. 

Outra forma, é contar com o suporte de uma ferramenta de gestão de logística reversa full service que já oferece esse tipo de recurso, possibilitando uma experiência de troca ainda mais completa para o cliente e mais vantajosa para o e-commerce.

Através do uso de inteligência de dados dessa plataforma, é possível roteirizar de forma inteligente as reversas e reduzir os custos de envio de mercadorias em até 60%.

Quando o assunto é reduzir custos a partir do omnichannel, é possível observar diferentes ganhos que impactam também nos custos logísticos. Veja a seguir as vantagens de investir nessa estratégia.

Como reduzir custos logísticos com a logística reversa?

O primeiro passo para reduzir os custos da logística reversa com omnichannel é ter em mente que a chave para um processo eficaz é recuperar o máximo de valor do item devolvido o quanto antes. 

Existem algumas maneiras de fazer isso, como utilizando uma plataforma de automação de logística reversa full service, módulos ou sistemas de gestão de estoque (WMS) que contribuem na automatização e otimização do fluxo reverso em tempo real, como também investindo em formatos eficazes de comunicação e atendimento ao cliente pós venda.

Os sistemas de automatização devem lidar com os diferentes tipos de transações. Isso inclui o processamento de etiquetas e recibos de devolução. Dessa forma, é possível ter maior controle dos depósitos para garantir que os fluxos de processo automatizados estejam alinhados com o que está acontecendo em tempo real. 

Outro ponto importante é se certificar de que o sistema de automação de logística reversa possui integrações adequadas com o sistema de ERP para devoluções, créditos e que possibilite uma comunicação com o cliente por diferentes canais.

Os fluxos do processo da logística reversa omnichannel precisam ser desenvolvidos de forma flexíveis e escaláveis para refletir em uma redução de custo logístico expressivo. 

Esses processos devem incluir o recebimento de mercadorias, processamento, verificação e inspeção de produtos. Vale lembrar que o recebimento e o processamento dos itens são dois momentos críticos para o processo de retorno ao estoque no formato omnichannel, já que é nesse momento que a precisão do estoque deve ser mantida para reduzir retrabalhos e, consequentemente, o custo.

Além disso, a integração proporcionada pelo omnichannel ajuda a evitar devoluções fraudulentas, como também, auxilia no cruzamento de dados do estoque com a disponibilidade real, ao mesmo tempo em que permite que a mercadoria se mova rapidamente para o fluxo da logística reversa.

A estratégia omnichannel está em toda parte e o consumidor online sabe disso. Se o seu e-commerce ainda não oferece esse tipo de experiência para as trocas, sentimos em dizer que você está atrás das tendências. Mas mais do que isso, você pode estar deixando de ganhar mais com um fluxo de compra sólido e fidelizado. 

Para saber mais sobre automação de logística reversa, conheça a Genius Returns e ofereça uma experiência de troca muito mais positiva para o seu cliente e otimize a sua operação. 

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