Se o seu objetivo é aumentar as compras recorrentes, entender o comportamento pós-venda é fundamental. Isso porque, influenciar o comportamento depois que a compra é finalizada faz parte de uma boa estratégia de recorrência, já que na prática, clientes satisfeitos compram mais, porém, muitas vezes é preciso lembrá-los de fazer isso.
Mas não de qualquer forma. É preciso pensar na experiência que esses compradores estão tendo dentro da sua loja e com os seus produtos em todas as etapas da jornada, inclusive no pós-venda.
É preciso conquistar corações no pós-venda para conquistar clientes para a vida toda.
Neste artigo, você poderá conferir como estimular o comportamento certo de seus clientes depois da conclusão da compra e como isso poderá te ajudar a aumentar as compras recorrentes. Confira!
A importância do comportamento pós-venda para aumentar a recorrência
Por definição, o comportamento pós-venda é a maneira como uma pessoa pensa, sente e age depois de fazer uma compra. Esse comportamento vai existir com ou sem a interação da sua marca, porém, é possível estimular ações do cliente para que ele se aproxime cada vez mais da sua loja e mantenha a presença da marca sempre ativa na memória, encurtando o intervalo até a próxima compra.
Entender o comportamento pós-venda é o primeiro passo para evitar que a sua loja caia no esquecimento e, consequentemente, perca as chances de aumentar as compras recorrentes.
Dessa forma, é preciso ter clareza do que você quer que o seu cliente faça nesse período e saber como estimulá-lo a agir dessa maneira. Ou então, você poderá perder o entusiasmo de um cliente satisfeito por não saber interagir com ele no momento certo.
Na prática, sugira e incentive as ações que você deseja, como comprar novamente, avaliar a compra e o produto, estimular o engajamento social, entre outras ações. Outra forma é prever os problemas que os clientes podem enfrentar com devoluções, dúvidas sobre produtos e problemas de envio e antecipar-se a eles.
Ao encorajar os comportamentos desejados e prevenir os indesejáveis, a sua loja pode começar a ver resultados animadores. Hoje em dia, existem diversas ferramentas que podem te ajudar com essa tarefa, incluindo a plataforma de automação de logística reversa da Genius Returns!
Veja a seguir, como estimular o comportamento pós-venda para contribuir com o aumento das compras recorrentes na sua loja.
3 maneiras de estimular o comportamento pós-venda a favor das compras recorrentes
Tenha uma boa estratégia de e-mail
As lojas online podem ter ótimos resultados com uma boa estratégia de e-mail para seus clientes ativos. Segundo um levantamento feito pela Klaviyo, os e-mails pós-venda têm uma taxa de abertura e de cliques de 217% e 500% maior, respectivamente.
Invista na experiência de retorno
As marcas podem criar uma experiência de retorno que facilita a vida dos clientes e da operação da loja. Ao facilitar o processo de devolução, os clientes tendem a mudar a percepção negativa e aumentam as chances de comprar novamente.
Una estratégias de experiência com fidelização
As lojas online podem criar programas de fidelidade com o objetivo de incentivar que os clientes ajam conforme o esperado, ou seja, estimular um review ou um comentário positivo nas redes sociais em troca de pontos de fidelidade, por exemplo, que podem ser usados como bônus na próxima compra. Com isso, é possível manter o relacionamento com o cliente ativo e aumentar o envolvimento com a marca a ponto de comprar novamente e se tornar um cliente fiel.
Ficou claro como é importante entender o comportamento pós-venda de seus clientes para poder direcioná-los para as compras recorrentes? Saber como estimulá-los da forma certa e no momento certo vai te ajudar a ter ganhos significativos a partir de compras recorrentes, basta se fazer presente e ter clareza do que você espera que seus clientes façam e deixar isso claro para eles. Se você ainda sabe muito bem como conduzir esse processo, a dica final é: comece pequeno, mas comece agora!
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